Embora pouco divulgada, a ortopedia funcional dos maxilares representa uma área com potencial transformador na qualidade de vida dos pacientes, especialmente crianças. Além de abordar questões estéticas da face, essa especialidade também influencia positivamente em aspectos como respiração, postura, fala e mastigação.
É importante distinguir essa especialidade da ortodontia convencional, cujo foco principal reside na correção da posição dos dentes. Enquanto a ortodontia se concentra nos dentes propriamente ditos, a ortopedia funcional dos maxilares tem um escopo mais amplo, visando corrigir disfunções relacionadas à funcionalidade dos maxilares, como retrognatismo mandibular e mordida cruzada.
Assim como em qualquer procedimento odontológico, o tratamento na ortopedia funcional dos maxilares começa a partir da avaliação do caso e diagnóstico do problema. Com base no tipo e gravidade do quadro, assim como nas características individuais do paciente, o dentista adota medidas personalizadas para solucioná-lo.
Em termos gerais, o tratamento envolve o uso de aparelhos ortopédicos funcionais, os quais auxiliam na correção do posicionamento e tamanho dos ossos, seja contendo seu crescimento ou estimulando-o. Isso permite abordar diversas condições de forma menos invasiva, evitando procedimentos complexos como cirurgias.
Além de promover uma qualidade de vida superior durante a infância e adolescência, contribui para prevenir problemas associados ao mau posicionamento dos ossos faciais, como bruxismo, doresmusculares e a disfunção temporomandibular – também conhecida pela sigla DTM.
Recomendamos que os pais busquem o auxílio de um profissional especializado em ortopedia funcional dos maxilares ao perceberem qualquer alteração no crescimento e posicionamento dos ossos e estruturas craniofaciais de seus filhos. Isso, independente da etapa da vida em que a criança se encontra no momento.
Além de ser um tratamento mais suave nesta fase da vida, a intervenção na OFM pode ajudar a prevenir procedimentos mais invasivos no futuro, como a cirurgia ortognática. Isso sem mencionar os benefícios significativos para a qualidade de vida da criança, permitindo que ela desfrute plenamente da sua infância.
Cada caso na ortopedia funcional dos maxilares é único e demanda uma abordagem personalizada, levando em conta as necessidades e características individuais da pessoa. Em alguns casos, podem ser necessários procedimentos complementares, como uma abordagem combinada com a ortodontia, para alcançar os melhores resultados.
Um dos benefícios que o atendimento em ortopedia funcional dos maxilares da Kinova Odontologia possui é a abordagem multidisciplinar, feita em conjunto aqui mesmo na clínica. Isso permite que você possa fazer todo o tratamento do seu filho em um só lugar e com os mesmos métodos em cada etapa necessária. Para saber mais, conheça nossa página dedicada à ortodontia:
Você está a procura de uma clínica com atendimento em ortopedia funcional dos maxilares em Gravataí? A Kinova Odontologia é a sua opção certa! Com mais de 15 anos de experiência no mercado, nossa clínica se destaca por oferecer atendimentos odontológicos humanizados e de elevado padrão.