Está enfrentando problemas com gengivite ou doença periodontal? A periodontia é a especialidade que você precisa! Dedicado aos cuidados com os tecidos de proteção e sustentação dos dentes, o periodontista é o profissional certo para cuidar da sua saúde bucal.
A Kinova Odontologia possui atendimento especializado em periodontia. Somos uma clínica odontológica de alta qualidade, localizada em Gravataí, que conta com profissionais qualificados para fazer atendimentos assertivos e humanizados.
A periodontia é uma especialidade da odontologia cujo foco principal está no estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças que afetam as estruturas de suporte e proteção dos dentes. Mas, quais são elas, exatamente?
Além da gengiva, esse sistema também é composto pelo ligamento periodontal, e osso alveolar. A seguir, vamos explicar um pouco sobre cada um deles e suas funções em nossa saúde bucal.
A gengiva é um tecido macio e de coloração rosa pálido, quando saudável, que reveste a base dos dentes, chamada de raiz dentária, e cobre parte do osso alveolar. Ela serve como uma espécie de proteção para as estruturas que ligam os dentes e ajuda a evitar que bactérias presentes na boca se infiltrem na corrente sanguínea.
O osso alveolar é fundamental para manter os dentes no lugar, sendo continuamente remodelado em resposta a diversos fatores da boca, principalmente a placa dentária e até mesmo forças aplicadas na mastigação. Ele envolve e suporta as raízes dos dentes.
Por último, temos o ligamento periodontal. Ele é um tecido fibroso, que tem como função conectar a raiz dentária ao osso alveolar, além de amortecer os dentes durante a mastigação (permitindo uma movimentação levemente flexível).
Todas essas estruturas trabalham em conjunto para manter os dentes estáveis, funcionais e saudáveis – permitindo que você possa falar e comer da maneira adequada. A periodontia ajuda a proteger esses tecidos, além de tratar qualquer condição que possa afetá-los.
Quais doenças são tratadas na periodontia?Os principais problemas tratados por um periodontista (dentista especializado em periodontia) são a gengivite e a periodontite. Contudo, esse profissional também pode atuar em conjunto com o implantodontista no processo de reabilitação oral com implantes dentários.
O periodontista também pode ser requisitado para tratamentos relacionados a questões que envolvem a estética da gengiva – como a retração e o sorriso gengival. A seguir, vamos comentar mais sobre esses problemas.
A gengivite é uma infecção que acomete a gengiva. Ela é mais comum em pessoas que possuem má higiene bucal – em especial, quem não usa o fio dental. Pode piorar devido a outras questões relacionadas a alterações hormonais, principalmente durante a adolescência e gestação, e hábitos nocivos como alcoolismo e tabagismo.
Os principais sintomas da gengivite são vermelhidão e inchaço local, sensibilidade da gengiva e sangramentos durante a escovação e uso do fio dental. O mau hálito também é uma característica marcante de pacientes que sofrem com esse problema que, quando não tratado adequadamente, pode evoluir para um quadro que chamamos de periodontite.
O tratamento para a gengivite costuma ser simples, envolvendo a raspagem do tártaro acumulado entre os dentes e a gengiva. Contudo, é importante que o paciente corrija os seus hábitos de saúde bucal para que o problema não aconteça novamente.
Também conhecida como doença periodontal, a periodontite surge quando a gengivite não é tratada a tempo. Este é um quadro muito mais grave que causa a perda do osso alveolar e, consequentemente, dos dentes.
Além dos sangramentos, vermelhidão e gosto ruim na boca, outro sintoma comum da periodontite é a sensação de que os dentes estão moles. O tratamento para essa doença vai depender da gravidade do quadro, podendo envolver o uso de medicamentos antibióticos e até mesmo cirurgias para acessar as partes profundas do dente que a gengiva está cobrindo.
A gengivectomia é utilizada para corrigir o sorriso gengival e consiste na retirada do excesso do tecido que recobre a parte visível do dente. Este é um procedimento cirúrgico relativamente simples, feito com bisturi e anestesia local, onde vamos cortar o excesso do tecido e remodelar ao redor da coroa dentária.
A cirurgia plástica gengival pode ser necessária em duas situações: quando há retração da gengiva ou excesso de tecido. O primeiro problema pode ser tratado com a utilização de enxertos gengivais que, além de melhorar a estética do sorriso, ajudam a proteger a sustentação dos dentes.
Já para o sorriso gengival (como chamamos quando há excesso de gengiva) existem dois caminhos: a gengivectomia e a aplicação de toxina botulínica.Deseja saber mais sobre esse tratamento? Então, recomendamos que acesse nossa página dedicada ao assunto, disponível no link abaixo:
Um procedimento cirúrgico relativamente simples, onde vamos aumentar a coroa dentária ao remodelar o tecido gengival e expor parte da estrutura do dente localizada abaixo da gengiva. Desta forma, é possível trazer mais harmonia para o sorriso do paciente.
Está a procura de uma clínica especializada em periodontia para cuidar do seu sorriso? A Kinova Odontologia pode te ajudar! Somos uma clínica de alta qualidade, localizada em Gravataí, que possui uma estrutura completa e profissionais habilitados para fazer o seu atendimento com primor.
Não deixe que a gengivite ou a periodontite comprometam o seu principal cartão de visitas. Mande agora mesmo uma mensagem em um de nossos canais de atendimento e conte com a nossa ajuda para proteger o seu sorriso.