Você tem um sorriso lindo e, com poucos cuidados, é possível despertar toda a sua beleza! O clareamento dental faz isso por você, recuperando a coloração branca natural dos seus dentes.
Está a procura de um clareamento dental em Gravataí? A Kinova é o seu lugar! Somos uma clínica diferenciada, que oferece atendimentos humanizados de alta qualidade para transformar a sua qualidade de vida a partir do seu sorriso.
O clareamento dental é um tratamento odontológico focado exclusivamente na estética dental. Ele é utilizado para resgatar a tonalidade natural dos dentes do paciente, que podem ficar escuros devido a uma série de fatores, como consumo de alimentos ricos em corantes, tabagismo, maus hábitos de higiene bucal, envelhecimento dental precoce, entre outros.
Em alguns casos, o clareamento dental consegue até mesmo deixar o sorriso do paciente em uma tonalidade ainda mais clara do que anteriormente. Contudo, ele não pode alterar a cor natural do dente.
Basicamente, existem dois métodos de clareamento dental, que podem ser feitos no consultório odontológico ou na própria casa do paciente – sob supervisão profissional. A seguir, vamos explicar como cada um deles funciona aqui na Kinova Odontologia.
Como o nome sugere, esse clareamento dental é feito por um profissional, na própria clínica. Nele, utilizamos um gel de peróxido de hidrogênio em uma concentração mais forte do que na utilizada no método caseiro.
O clareamento dental profissional dura, em média, uma hora, já o número de sessões para a conclusão do tratamento vai depender da necessidade de cada paciente.
Muito se fala em utilizar o laser ou outra fonte de luz durante o procedimento ambulatorial para potencializar a ação dos géis, mas pesquisas comprovam que o laser não causa nenhum impacto no procedimento. Pelo contrário, o fato de aquecer os dentes é até mesmo prejudicial e deve ser evitado, causando reflexos negativos para o paciente.
Uma pesquisa divulgada recentemente pelo Centro Nacional para a Informação em Biotecnologia dos Estados Unidos (NCBI, na sigla em inglês) fez a seguinte pergunta: “Há algum protocolo de ativação da luz capaz de melhorar a coloração dos dentes quando associado aos géis clareadores?” A pesquisa concluiu que não há qualquer ganho em usar o laser neste processo.
Na realidade, os géis são os responsáveis pelo branqueamento, já que a reação química é tão potente que dispensa o uso de qualquer fonte de luz. “Usamos produtos certificados e de qualidade, que garantem os resultados desejados com a aplicação correta. O mais importante é focar no resultado para o paciente”, salienta o dentista.
A primeira etapa para fazer o clareamento dental caseiro é a criação de moldeiras especiais, que serão feitas nos moldes dos dentes do próprio paciente. Em seguida, o dentista fará a orientação do uso do gel, que possui uma concentração menor de peróxido de hidrogênio em relação ao de uso profissional.
Com tudo pronto, o paciente pode começar o clareamento dental caseiro, onde você deverá fazer a aplicação do gel nas moldeiras e utilizá-las por um tempo determinado geralmente algumas horas por dia ou durante a noite (de acordo com a indicação do dentista). O resultado deste clareamento surge de maneira gradual e pode durar algumas semanas, de acordo com as suas necessidades.
Também há a possibilidade de utilizar as duas técnicas em seu clareamento dental. Isso significa que você vai intercalar sessões no consultório com o uso do gel clareador em casa. Com isso, podemos acelerar o processo para que você possa ter o sorriso branco que sempre sonhou de uma forma muito mais rápida.
Mesmo sendo um tratamento sutil e minimamente invasivo, nem todos os pacientes podem fazer um clareamento dental. Entretanto, a maioria das restrições estão ligadas a quadros específicos de saúde, que podem ser superados com tratamentos prévios e mudança de hábitos. São eles:
O clareamento dental não é recomendado durante a gravidez pois, nesta fase, a saúde bucal da mulher fica mais vulnerável a problemas como cáries e gengivite, que podem afetar os resultados. Já para quem sofre com sensibilidade dentária ou possui alguma doença bucal, o procedimento só poderá ser feito após tratar as doenças pré-existentes.
Por fim, temos o caso dos fumantes e das pessoas que possuem dentes com muitas restaurações, desgastados, excessivamente escuros ou manchados pelo uso de tetraciclina. No primeiro, é possível fazer o clareamento dental, mas recomendamos que o paciente abandone este vício. Isso porque, além de prejudicar os resultados do procedimento, o cigarro pode provocar outras doenças, como periodontite, que podem destruir a sua estética dental.
Agora, se você possui dentes muito escurecidos ou deteriorados, a melhor opção de tratamento são as facetas dentárias ou as lentes de contato dental. Com elas, é possível corrigir todos esses problemas estéticos e deixar o seu sorriso como novo. Para saber mais, recomendamos que acesse uma página dedicada ao tratamento, que também está disponível aqui mesmo na Kinova Odontologia.
Se você está à procura de uma clínica odontológica para elevar a estética do seu sorriso em Gravataí, a Kinova Odontologia é a sua escolha certa! Temos um time de dentistas especializados em atendimentos humanizados, que vai mudar a forma como você sorri.
Portanto, se deseja fazer o seu clareamento dental em Gravataí, não espere mais. Reserve hoje mesmo o seu horário em um de nossos canais de atendimento e saiba como a Kinova Odontologia poderá mudar sua vida para melhor.